A Ferroviária voltou a entrar em campo pela Série D do Campeonato Brasileiro, para carimbar, matematicamente, a vaga à próxima fase da competição nacional. Jogando fora de casa, a Locomotiva venceu o Cascavel-PR por 2 a 1, com gols de Tiago Marques e Anderson Rosa. Com o resultado, a AFE foi a 26 pontos, abrindo 10 do 5º colocado e garantindo a classificação ao mata-mata. Na próxima rodada, a Ferroviária enfrenta a Portuguesa-RJ, no Rio de Janeiro, em partida que está marcada para sábado (21), às 15 horas.

O JOGO

A primeira etapa começou muito equilibrada, com as duas equipes tentando encontrar espaços nas defesas. Aos 26 minutos, Tony deu um lindo passe para Branquinho, que cortou e chutou, mas a bola explodiu na zaga. Aos 34 minutos, Pio cruzou e Branquinho cabeceou para fora. Até que aos 40 minutos, Branquinho deu bom lançamento para Tiago Marques, que carregou e chutou cruzado, abrindo o placar para a Ferroviária.

Na segunda etapa, o panorama não mudou e o equilíbrio seguiu. O Cascavel pressionava e a Locomotiva tentava achar espaços nos contra-ataques. Na reta final do jogo, aos 40 minutos, Douglas, de cabeça, empatou para os mandantes. Na saída de bola, após boa trama do ataque grená, Pastor tocou para Anderson Rosa na entrada da área, o meia cortou o zagueiro e chutou forte, colocando a Ferroviária novamente em vantagem e dando números finais ao jogo.

Anderson Rosa comemora seu gol com o atacante Fernandinho.

O meia Anderson Rosa, que marcou seu primeiro gol com a camisa da Ferroviária, falou sobre a partida e a importância da classificação antecipada. “Foi um resultado que a gente buscava, que é a vitória e a vaga à próxima fase. A equipe fez um bom jogo e logo depois que tomamos o gol, tivemos uma reação fantástica e na saída de bola, conseguimos ficar à frente do placar novamente. A gente procurou jogar da forma que a divisão pede, que é guerrear até o final”, afirmou.

Para o técnico Paulo Roberto, o mais importante no jogo, foi ter conseguido a vitória. “Tivemos algumas tomadas de decisões erradas no primeiro tempo, que poderíamos ter saído com um resultado mais largo. No segundo tempo, tivemos um pouco de dificuldade, porque demos muito campo para o adversário. Tomamos o gol, mas logo em seguida, tivemos uma jogada muito bem trabalhada, que o Anderson marcou o gol. No geral, o importante foram os três pontos, que nós viemos até aqui para garantir a nossa classificação.

FICHA TÉCNICA

FC CASCAVEL 1-2 FERROVIÁRIA
Data/horário: sexta-feira, 13 de novembro de 2020, às 16h
Local: estádio Olímpico Regional, em Cascavel/PR
Arbitragem: Tarcísio Nascimento Matos (TO), auxiliado por Luiz Henrique Souza Santos Renesto (PR) e Heitor Alex Eurich (PR)
Gols: Douglas (aos 41′ do 2T) para o Cascavel; Tiago Marques (aos 40′ do 1T) e Anderson Rosa (aos 42′ do 2T) para a Ferroviária

FC Cascavel – Raul; Libano, Willian, Afonso e Júnior Prego; Duda (Pablo), Oberdan e Robinho (Douglas); Paulo Baya (Soto), Anderson Cavalo (Léo Itaperuna) e Henrique (Magno). Técnico: Marcelo Caranhato

Ferroviária – Saulo; Pastor, Matheus Salustiano, Max e Bruno Recife; Nando Carandina, Pio (Everton Dias), Tony (Dudu Vieira) e Fellipe Mateus (Anderson Rosa); Tiago Marques (Gleyson) e Branquinho (Fernandinho). Técnico: Paulo Roberto Santos.

Texto e foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA